quinta-feira, 28 de outubro de 2010

O melhor NBB - 4 primeiros




Quando São José dos Campos e Brasília entrarem em quadra amanhã, no interior de São Paulo, começará a terceira edição do campeonato que está ajudando a resgatar a credibilidade do basquete brasileiro. Jogo de abertura lamentavelmente mal marcado já que o time paulista joga nesta quinta contra Franca pelo estadual.

O NBB3 terá 15 equipes de cinco estado e Distrito Federal brigando pelo título do campeonato que, para o blogueiro, terá melhor nível técnico do que nas duas edições anteriores.

O regulamento não teve alterações em relação a ultima edição do certame. Os quatro primeiros colocado garantem vaga nas quartas de final, do 5º ao 12º lugar haverá disputa de oitavas de final.

Como diz o poeta (?),vamos por partes. Darei meu palpite e a análise das equipes que jogarão o Novo Basque

te Brasil.

Nesse post vão os meus favoritos aos quatro primeiros lugares na primeira fase.

1 – Flamengo

O atual vice-campeão do torneio vem fortalecido. Apesar da conturbada e rápida estadia do MVP da Liga das Américas, Kyle Lamonte, o time da Gávea tem um elenco cheio de alternativas.

Marcelinho ainda é soberano em âmbito nacional. Poucos são capazes de marcar o ala de 35 anos que terá o irmão, Duda, como bom auxiliar na lateral. Hélio é o bom e discreto.Poucos valorizam devidamente o seguro armador flamenguista. Na tábua os cariocas têm Bábby (sim, agora se escreve assim), mais dominante pivô do basquete doméstico. Teichman, Jefferson, Guto e Átila formam um elenco de apoio fantástico.

Ponto forte: O “indefensável” Marcelinho Machado.

Ponto fraco: O questionado técnico Paulo Chupeta.

Pretensões: Levantar o caneco.

2 – Brasília

Atual campeã, a equipe de Brasília se desmembrou. O técnico Lula Ferreira, o pivô Estevam e o armador Valtinho deixaram a capital federal, mas permaneceu a espinha dorsal mais entrosada do basquete brasileiro: Nezinho, Alex, Arthur.

O trio que nasceu na extinta potência do COC/Ribeirão é a força maior dos candangos que ainda contam com o sempre selecionável Guilherme Givannoni e um Lucas Tischer mais maduro. Ainda falta um bom reserva para Nezinho, contudo, o garrafão tem boas opções com Alírio e Cipriano. A batuta fica por conta de José Carlos Vidal

Ponto forte: O trio Nezinho/Alex/Arthur

Ponto fraco: Menos opões de banco

Pretensões: Levantar o caneco.

3 - Minas

Apostando em um técnico agentino, Néstor Garcia, o time da capital mineira fez a talvez a mais ousada contratação desta temporada. Bernard Robinson chega ao Brasil com passagens por Charlote Bobcats, New Jersey Nets e New Orleans Hornets no currículo.

O longevo portenho Facundo Sucatzky continua passando bola como poucos e agora terá em uma das alas um Arnaldinho em busca de reinvenção. Raulzinho será um baita desafogo para o armador argentino. Michel, ex-Bauru, foi repatriado para tomar conta do "jogo sujo".

Ponto forte: Sucatzky e um ex-NBA

Ponto fraco: Poucas opções no garrafão.

Pretensões: Repetir uma semi e beliscar o caneco.

4 - Franca

Enquanto todos esperam chegar o dia em que as pernas não agüentarão, Helinho, Rogério e Cia seguem bem. Agora os francanos ainda contam com mais opções para descansar a velha guarda do Pedrocão.

Dedé e Pena chegaram do Paulistano, McFarland e Spillers vieram dos EUA, e o resultado é um time quase completo em todas as posições. Ou alguém questiona um time de coadjuvantes com Benite, Probst e Drudi?

Ponto forte: Elenco vasto

Ponto fraco: Desgaste dos veteranos

Pretensões: Ser o primeiro paulista a decidir o título.

Um comentário:

  1. Se tivesse que apostar,apostaria no Flamengo pelo elenco, mas sabemos que clubes de futebol, tem problemas( salários atrasados, política) que podem interferir no basquete.
    Brasília perdeu força, mas ainda tem uma base boa experiente e VENCEDORA!
    Franca é sempre FRANCA!Se derem mais tempo de quadra ao BENITE,e não deixarem o Ricardo no banco do gringo FRACO, pode voltar ao TOPO!
    Minas...Chegou a vez de MINAS? Excelente treinador,com uma visão diferente do que é o basquete.Apostou nos "renegados" Arnaldinho e Michel que sempre tiveram potencial, mas nunca o reconhecimento e valorização merecidos.O clube tem uma estrutura fantástica e um trabalho de base invejável.

    Apostaria no Flamengo, mas torço pelo MINAS!

    ResponderExcluir

Opine