quarta-feira, 27 de abril de 2011

A turma do Té



O Gatilhaço adiantou que Ricardo Giannecchini era um dos que renovaria contrato com o Assis Basket, assim como também disse que Guilherme Filipin tinha grandes chances de ser o primeiro reforço da equipe para a próxima temporada. Dito e feito.

Minutos atrás o clube anunciou via twitter que o escolta e o ala são os dois primeiros atletas a "assinar" com a equipe que será comandada por Té Barbosa. Pelo mesmo perfil do microblog foi dito que mais dois armadores deverão ser anunciados ainda nesta semana.

Giannecchini é o atleta que está a mais tempo no basquete de Assis. Ele chegou em 2008 para ser armador reserva de Arnaldinho no último suspiro do Conti/Assis. No NBB 3 o capitão assisense teve médias de 13.12 pontos, 2.38 assistências e 1.23 roubos de bola.

Já Guilherme Filipin é um sonho antigo da diretoria. Negociou para o estadual de 2010, mas não veio, e agora finamente acerta a vinda para a cidade onde tem familía e amigos, além de ficar mais próximo de Londrina, onde mora sua esposa. Atuando por Vitória no NBB3, Filipin teve médias de 11.33 pontos, 3.41 rebotes, 1.41 assistências e 10,44 pontos de eficiência.

Pode-se dizer que o Assis Basket dá um salto de qualidade nas alas, já que Giane continua e Filipin é um arremessador mais confiável e defende melhor no perímetro do que Luciano Matão, por exemplo.

Para fechar a "turma de cima" parece faltar apena um armador titular, e Mark Borders, na última visita de Araraquara ao Jairão, dizia a quem pudesse ouvir que tinha vontade de voltar para Assis. Acredito que ele passará bolas para Giane e Filipin.






quarta-feira, 20 de abril de 2011

Entrevista com Té Barbosa - Áudio

Quer ouvir a entrevista que fiz com Té Barbosa após sua apresentação como técnico do Assis Basket? É só clicar no player abaixo. . .

terça-feira, 19 de abril de 2011

Té Barbosa chegou

Com sorriso no rosto, alguns cabelos grisalhos começando a aparecer e com a missão de fazer uma cidade toda voltar a ter alegrias com seu time de basquete, Té Barbosa (ele quer ser chamado assim de agora em diante) foi apresentado como novo técnico do Assis Basket no início da tarde desta terça-feira.


Té chega para substituir Carlão, que não conseguiu levar o time assisense aos playoffs do campeonato paulista e nem do NBB3.


O armador aguerrido e inteligente se transformou em um técnico fanático por defesa e com uma filosofia de simplificar o trabalho. Segundo ele, "muitas pessoas gostam de inventar". Sem invencionismo, o treinador veio com o discurso de recolocar Assis nos playoffs dos torneios que disputará.


Durante a apresentação do novo técnico não foi citado nenhum nome de jogador que poderá fazer parte da nova equipe. Adiantou-se, porém, que a diretoria buscará dois jogadores norte-americanos, além da renovação de contrato de dois a três atletas que integraram o elenco na disputa do NBB3. Adriano e Ricardo Giannecchini devem permanecer, e durante a entrevista coletiva, Mark Borders - que tem interesse de vestir novamente a camisa do Assis Basket - foi elogiado pelo presidente do clube, Joaquim Carvalho, e pelo próprio Té.


A diretoria prometeu anunciar nomes de jogadores já no início da próxima semana. A previsão da comissão técnica é de que na segunda quinzena de maio todos os atletas contratados já estejam treinando.


Amanhã postarei aqui no Gatilhaço o áudio da entrevista de Té para a Rádio Difusora de Assis.

Té será anunciado hoje no Assis Basket



Como já havia sido adiantado por este blog, Marcelo Barbosa, o Té(foto), será anunciado como novo técnico do Assis Basket. A oficialização será feita na entrevista coletiva de logo mais, às 14 horas, na sede do Grupo TCM, em Assis.


Nos tempos de atleta, Té foi um armador que teve seus melhores momentos no basquete de Casa Branca. A mesma cidade foi responsável pelo seu lançamento como treinador, quando substituiu Marco Antônio Aga no comando da equipe casabranquense, em 2005.


Marcelo Barbosa ainda dirigiu São João da Boa Vista na série A-1 do campeonato estadual de São Paulo, e o time da vizinha cidade de Artur Nogueira na conquista da série A-2 de 2009. Antes de assumir o basquete assisense, Té vinha trabalhando como assistente técnico de Rinaldo Rodrigues, em Sorocaba.


O ala Guilherme Filipin (ex-Vitória) também pode ser anunciado ainda hoje, ou então nos próximos dias, como primeiro reforço do Assis Basket para a disputa do campeonato paulista 2011.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Anote no calendário

Se restava alguma dúvida sobre a participação do Assis Basket no campeonato estadual 2011, parece que já não resta mais. A diretoria marcou uma entrevista coletiva para a próxima terça-feira. Deverão ser anunciadas contratações de jogadores, o nome do treinador que irá dirigir a equipe e mais diversos outros assuntos em relação ao novo ciclo.

Todos atentos para jogadores que disputaram a atual edição do NBB e podem pintar por aqui. O blog espera trazer mais novidades em breve.


Fiquem ligados ! ! !

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Mudanças no basquete de Assis

A informação é extra-oficial, mas, se de fato disputar o campeonato paulista de basquete em 2011, Assis não terá Carlão como técnico.

Ao fim da temporada a diretoria dispensou jogadores e comissão técnica, como já é de praxe, mas a informação que obtive e cravo aqui no blog é que Carlão não deve fazer parte dos planos do Assis Basket, e a mudança ainda promoverá uma renovação mais ampla.

O nome que surge mais forte para o futuro comando, e que já teria sido contactado por pessoas ligadas ao time é o de Marcelo Barbosa, o Té (ex - São João da Boa Vista e Arthur Nogueira).

Reviravoltas sempre são possíveis, mas não acredito em quaisquer neste caso

O Gatilhaço voltará com mais informações em breve.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

A bola não deve parar de quicar

Nos últimos dias o noticiário assisense ficou recheado de incertezas em relação a continuidade do Assis Basket. O momento de efervescência (ou seria turbulência?) política na cidade é um fator que justifica certas dúvidas, mas pelo que pude apurar nos últimos dias a torcida pode se preparar para assistir jogos do campeonato paulista.


O time de Assis vai disputar a série A-1 do estadual, mesmo correndo o risco de perder quase todo o apoio financeiro oriundo da Autarquia Municipal de Esportes, que deve investir no vôlei feminino em 2011. A provável falta de dinheiro é outro fator que alimentou as incertezas, mas o Clube Campestre (gestor do Assis Basket) aposta as fichas no excelente trabalho de comunicação para arrebanhar patrocinadores.


A atual diretoria parte da ideia de que um investimento menor já é suficiente para a disputa do estadual, e na minha opinião pensam corretamente. Limeira e Araraquara foram exemplos de times não tão caros, mas que fizeram sucesso no último campeonato. Ao contrário do NBB, onde os clubes estão investindo pesado, é possível fazer um papel digno com menos grana no paulista.


Quem irá vestir a camisa do time é assunto pra outro post, que espero publicar em breve. Mas deixo aqui uma frase que ouvi de uma pessoa ligada ao Assis Basket: "Nem que a gente entre em quadra, mas jogaremos o campeonato paulista". Aguardemos . . .

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Palpitando


Fim da primeira fase da mais emocionante e equilibrada edição do Novo Basquete Brasil. Franca surpreendeu o "papões" Brasília (3º) e Flamengo (4º), além do poderoso Pinheiros(2º) e ficou com a liderança. As quatro equipes jogarão o torneio InterLigas contra os quatro melhores times da Argentina (Obras Sanitárias, Peñarol de Mar del Plata, Libertad Sunchales e Atenas de Córdoba).


Mas este blogueiro que vos escreve vai mesmo é dar palpites nas oitavas-de-final que também devem ser marcadas por um equilíbrio fantástico.


Bauru (5º) x Paulistano (12º) - Palpite 3-0 Bauru

Penso que este deve ser o menos equilibrado dos confrontos. O jogo coletivo bauruense é capaz de proporcionar uma varrida para cima do jovem time do Paulistano. Não creio em surpresas pelo simples fato de Bauru não perder jogos no ginásio da Luso. Se algo diferente de 3 a 0 para o time do interior de São Paulo for considerado surpresa, aí posso até acreditar em uma.


Uberlândia (6º) x Araraquara (11º) - Palpite 3-1 Uberlândia

O time de Minas tem mais talento, mas ainda falta padrão tático desde os tempos em que Ratto era o técnico. Chuí está tentando fazer seu time arremessar menos de 3 pontos, mas a grande força está justamente no jogo meio "irresponsável" de Robby Collum e Robert Day. Se falta talento, sobra consciência tática ao time paulista, que foi muito bem no estadual, mas sucumbiu aos problemas financeiros durante o NBB. Sou mais o talento mineiro/ianque.


Joinville (7º) x Minas (10º) - Palpite 3-1 Joinville

Confronto de equipes que oscilaram bastante durante o campeonato. O jovem time de Minas sente falta de Sucatzky em boa forma, e talvez a sua própria juventude seja o grande obstáculo nos playoffs. Joinville tem muito talento em seus dois armadores (Manteiguinha e Paulinho) e depende da transição deles para vencer. Pela experiência e a melhor fase atual, aposto nos catarinenses.


São José (8º) x Limeira (9º) - Palpite 3-2 Limeira

Sem dúvida o confronto de maior rivalidade da primeira rodada dos playoffs. Os dois times já se enfrentaram nas quartas-de-final do estadual, e na ocasião deu Limeira. São José está mais forte agora, com Shipp e Alexandre para ajudar nas trocas, mas mesmo sem a vantagem de decidir em casa, aposto em Limeira com sua ótima defesa, seu bom técnico e sua fanática torcida.

sábado, 2 de abril de 2011

Vamos ao Jairão ! ! !

Neste sábado, às 15 horas, o time sub-17 do Assis Basket enfrenta Araraquara, em jogo válido pelo campeonato do interior da categoria. É a segunda partida dos garotos assisenses na competição.

Vale ficar de olho no garoto Jonathan Maciel (foto), que no jogo de estreia (derrota para Jundiaí por 64 a 57) fez 32 pontos.

Quem gosta de basquete, que vá ao Jairão.